erros do e-commerce que impactam diretamente nas suas vendas, você sabia?

Um levantamento da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), mostrou que mais de 60% do total de lojas virtuais acabam encerrando suas vendas antes mesmo de completar 1 ano, devido a falta de organização necessária que uma boa gestão proporciona.

Dessa forma, não é segredo que todo o negócio precisa ter uma gestão de qualidade. Nesse post vamos mostrar os pontos que precisam de mais atenção para a obtenção de sucesso no ramo do e-commerce e como evitá-los. Acompanhe a leitura e confira os 12 erros do e-commerce:

Os 12 principais erros do e-commerce e como evitá-los

Listamos aqui, os erros do e-commerce mais comuns. São eles:

  1. Site não adaptável;
  2. Poucas opções de pagamento;
  3. Alta taxa de frete;
  4. Prazo de entrega;
  5. Reconhecimento de público-alvo;
  6. Processo de compra confuso;
  7. Má gestão de estoque;
  8. Produtos sem descrição;
  9. Preços incorretos;
  10. Análise de desempenho;
  11. Comunicação visual;
  12. Estratégias de marketing.

Saiba mais detalhes sobre cada um deles abaixo, e como é possível preveni-los para evitar perdas:

1. Site não responsivo

Com a facilidade do mercado digital, grande parte dos consumidores prefere fazer compras do conforto do seu lar, através de computador, tablet ou celular.

Acontece que o seu site precisa ser responsivo, ou seja, estar adaptado para visualização nesses três modelos de tela, pois a experiência do usuário é fundamental para o fechamento da compra. Essa adaptabilidade é configurada no processo de criação do site.

2. Poucas opções de pagamento

A possibilidade de um consumidor abandonar o carrinho quando se depara com poucas opções de pagamento é muito grande, causando um dos mais conhecidos erros do e-commerce.

Por isso, é importante aceitar o maior número possível de bandeiras, possibilitando a conclusão das compras no débito, crédito, PIX, boleto e demais formas de pagamento existentes.

3. Frete alto

Muitas pessoas desistem das compras na loja virtual, devido à taxa de entrega, preferindo comprar em lojas físicas.

Uma das maneiras de conseguir controlar o valor do frete é buscando por serviços de transporte terceirizados e optar por oferecer frete grátis ao invés de descontos na compra.

4. Prazo de entrega muito longo

Para conquistar consumidores o percurso é longo, mas perder oportunidades de venda é muito fácil. Portanto, fique atento aos prazos de entrega para que os produtos cheguem no tempo certo e em bom estado.

A experiência do cliente conta muito, por isso é interessante manter um bom relacionamento com os seus para garantir mais vendas.

5.  Falta de reconhecimento do público-alvo

O seu público-alvo deve ser a parcela de consumidores que se interessa pelos produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece. Um dos maiores erros do e-commerce é justamente não ter essa informação bem alinhada.

É importante analisar os hábitos de consumo, preferências, região de residência e poder aquisitivo, visando desenvolver estratégias que irão impulsionar seus negócios para as pessoas certas.

6. Processo de compra confuso

O consumidor já gastou muito tempo pesquisando pelo produto e melhor preço, e não pretende perder muito mais tempo tentando finalizar a compra.

Por isso, é preciso investir em um sistema de compras intuitivo, com campos para preenchimento claros e objetivos, de fácil localização e entendimento.

7. Má gestão de estoque

Você pode já ter se perguntado o porquê de sua loja não vender. E a resposta pode estar diretamente ligada ao seu sistema de gestão.

Um sistema de gestão de qualidade deve integrar todos os processos da empresa, organizando e controlando fluxo de caixa, estoque, vendas, fornecedores e entregas, o que agrega muito mais valor e credibilidade ao seu negócio.

8. Produtos sem descrição

O mercado digital exige informações mais detalhadas e completas, diferente do que acontece nas lojas físicas. Afinal,  no local físico existem funcionários disponíveis o tempo todo para esclarecer dúvidas e ajudar. Isso não acontece numa loja virtual.

Portanto, disponibilize boas imagens dos produtos, com opções de diferentes ângulos, para visualização com zoom e não deixe de desenvolver descrições detalhadas para cada um deles.

9. Preços incorretos

Para calcular o preço de venda é preciso analisar a concorrência e as despesas com os custos de produção, operação e taxas, pois somente assim competir no mercado torna-se possível.

O preço estipulado vai interferir no seu lucro, portanto, esteja atento a esse fator para não passar por prejuízos. Afinal, um dos erros do e-commerce é deixar de calcular o preço de venda corretamente.

Como calcular a margem de lucro do negócio e de um produto

10. Análise de desempenho

A análise de desempenho poderá ser efetuada com o auxílio de um software de gestão, em tempo real, para que possíveis falhas sejam diagnosticadas a tempo e assim corrigidas.

Vale è pena dedicar uma parte do seu orçamento para integrar informações e conhecer a situação real do negócio através de um sistema de gestão.

11. Má comunicação visual

Para vender na internet é preciso investir em um bom layout, pois uma boa aparência gera maior interesse e credibilidade. Então, trate de cuidar muito bem desse detalhe no seu e-commerce, pois este é um ponto que pode gerar melhores resultados.

12. Falta de estratégias de marketing

Depois de criar o seu site, é indicado investir em uma boa estratégia de marketing. Desenvolver estratégias promocionais, utilizando redes sociais, anúncios e SEO técnico, fará com que sua marca obtenha um diferencial no mercado digital e destaque-se a médio e longo prazo.

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Economize seu tempo

Se você está buscando conhecimento para a expansão dos seus negócios ou pensando em investir em uma loja virtual, é preciso desenvolver uma boa estratégia de mercado. Assim, esteja pronto para:

  1. Selecionar um modelo de negócio que esteja de acordo com o seu nicho;
  2. Definir seu tipo de cliente;
  3. Analisar as tendências de mercado;
  4. Observar atentamente a concorrência;
  5. Planejar os gastos com cuidado;
  6. Investir em marketing de qualidade;
  7. Investir em um bom sistema de gestão.

Agora que você já conhece os principais erros do e-commerce e o que será preciso para expandir ainda mais os seus negócios no mercado digital, venha conhecer as soluções em e-commerce e lojas virtuais Servcel.

Nossa experiência irá garantir sucesso mais rápido nas vendas online do seu negócio, entre em contato com nossa equipe!

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