Saber calcular a margem de lucro de um produto é fundamental para seu negócio não ficar no prejuízo. Afinal, é fácil cair no erro de achar que as vendas estão dando lucro, quando na verdade não estão. Se você sente o dinheiro da sua empresa escorrer pelas mãos, talvez precise rever a forma de calcular o preço de venda de seus produtos ou serviços. Neste post, vamos te ajudar com isso.

Quando se investe em uma empresa própria, a primeira ideia que vem à mente geralmente é a independência financeira. Para conseguir alcançar o alvo é preciso acompanhar e avaliar os lucros da empresa visando controlar o andamento do seu desenvolvimento no mercado.

Mas um dos problemas enfrentados pelos empreendedores é a dúvida sobre como calcular a margem de lucro que um produto/serviço e também da própria empresa, que deve render de acordo com o segmento escolhido. Isso porque cada segmento possui uma certa margem padrão para se manter competitivo. 

Pensando nesse tipo de situação, seguem abaixo detalhes muito úteis sobre o que é e como fazer o cálculo da sua margem de lucro corretamente.

O que é a margem de lucro?

Margem de lucro é, basicamente, o indicador financeiro que serve para avaliar a saúde do seu negócio. É a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro da empresa. Ou seja, a porcentagem do resultado da subtração das despesas e dos custos do produto e/ou serviço, em relação ao preço de venda.

As margens de lucro são de 3 tipos, e cada uma delas tem seu próprio cálculo. São elas:

  1.       Margem de lucro bruto;
  2.       Margem de lucro operacional;
  3.       Margem de lucro líquido.

1. Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto mede a rentabilidade do seu negócio, definindo a porcentagem de lucro que você obtém com cada venda de produtos e/ou serviços.

2. Margem de lucro operacional

Variável de acordo com as operações praticadas na empresa, a margem de lucro operacional é um indicador que mede a eficiência dos métodos praticados, indicando as receitas e os lucros.

3. Margem de lucro líquido

A margem de lucro líquido é um indicador de lucratividade, apontando a porcentagem do lucro em relação à receita total, capaz de oferecer dados valiosos sobre as finanças.

A margem de lucro norteará você sobre quais os itens mais lucrativos para o seu ramo, ajudando a encontrar opções de maior investimento para esses produtos.  

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Como calcular a margem de lucro do negócio?

Antes de tomar decisões, é preciso investigar com cuidado suas contas para obter informações mais precisas, identificando com clareza quanto realmente sobra do valor cobrado pelos seus produtos e serviços.

Por exemplo: Ter o conhecimento de que, a cada R$100 que entram no caixa, R$80 serão usados para quitar os custos e sobrarão R$20, pode ajudar na avaliação das suas finanças.

Para as empresas de serviços, trabalhar com uma margem a partir de 20% é o ideal, diferentemente dos setores industriais que podem contar com uma margem de 8%, levando em consideração algumas variáveis específicas, para um patamar financeiro saudável.

Para facilitar o entendimento do processo, segue um exemplo de cálculo de margem de lucro:

Uma empresa que faturou R$ 10 mil em um mês e, nesse mesmo período, teve custos de R$ 5 mil:

  • Receita total: R$ 100.000
  • Custos: R$ 50.000
  • Lucro: R$ 100.000 – R$ 50.000 = R$ 50.000
  • Margem de lucro: R$ 50.000/R$ 100.000 = 0.5 x 100 = 50%

Através desse cálculo, é possível verificar que a margem de lucro bruto no período foi de 50%.

Como calcular a margem de lucro de um produto?

A margem de lucro de um produto é o valor que a empresa vai lucrar com a sua venda.

É preciso analisar diferentes variáveis na hora de calcular a margem de lucro de um produto e isso envolve até o estudo dos preços praticados pela concorrência. Os valores intangíveis relacionados ao alcance e o tempo de mercado da marca também contam no preço que as pessoas estão dispostas a pagar.

Tanto o custo do produto quanto a margem de lucro vão influenciar no preço de venda. Por isso, leve em conta se esse preço está dentro dos parâmetros viáveis para o mercado em que seu negócio está inserido.

Para facilitar o entendimento do cálculo da margem de lucro de um produto, vamos relembrar a diferença entre lucro bruto e lucro líquido:

Lucro bruto = receitas totais – custos

Lucro bruto é o cálculo da receita total obtida com a venda, menos os custos do produto.

Exemplo: se uma empresa vendeu R$ 10 mil em produtos, que tiveram o custo de R$ 5 mil, o lucro bruto foi de R$ 5 mil.

Lucro líquido = receitas totais – custos – despesas

Lucro líquido é o resultado da receita total menos os custos e menos as despesas. Ou seja, é o valor que a empresa lucrou de fato após subtrair os custos com o produto e os custos com as despesas indiretas (internet, aluguel etc.).

Exemplo: se uma empresa vendeu R$ 10 mil em produtos, que tiveram o custo de R$ 5 mil e despesas indiretas de R$ 1 mil, o lucro líquido foi de R$ 4 mil.

Encontrando o lucro bruto e o lucro líquido, vamos ao cálculo da margem bruta e da margem líquida:

Margem bruta = lucro bruto / receita total x 100

Margem líquida é o percentual de lucro bruto, não considerando as despesas indiretas.

Exemplo: R$ 5 mil / R$ 10 mil x 100 = 50%

Margem líquida = lucro líquido / receita total x 100

É a porcentagem real de lucro, considerando também as despesas indiretas envolvidas.

Exemplo: R$ 4 mil / R$ 10 mil x 100 = 40%

Como saber se sua margem de lucro é boa? 

A margem de lucro varia muito, por isso, uma margem de lucro boa para algumas empresas, pode não ser boa para outras. Tudo deve estar vinculado aos propósitos e estratégias de cada negócio.

Não existe, necessariamente, uma margem de lucro ideal. Uma empresa pode resolver diminuir sua margem, se estiver atravessando um mau período, para conseguir bater a concorrência, segundo a lei da oferta e procura.

Logo, não existe margem de lucro ideal padrão para todas as empresas, mas depende de cada tipo de negócio.

Sabendo que cada empresa tem seu sistema e margem de lucro variável, vale a pena conferir algumas dicas para estabelecer a sua.

Precifique adequadamente

Para colocar preços em seus produtos e/ou serviços é preciso ter bem definido o seu segmento no mercado.  Vendendo grandes volumes de produtos sua margem de lucro por unidade pode até não ser alta, mas o montante valerá à pena.  Por isso é importante observar a concorrência, para confirmar se está precificando da maneira correta.  

Planeje custos e despesas

Não é aconselhável precificar os produtos de acordo com o que você deseja lucrar, mas de acordo com o que você precisa para cobrir custos e despesas da empresa, levando em consideração também a mão-de-obra e horas disponibilizadas por seus colaboradores na produção/execução do trabalho.

Foque na margem de lucro

Pense na possibilidade de conquistar mais mercado como um todo, com o auxílio de um bom software de gestão que auxilia muito na organização da empresa, incluindo a sua contabilidade.

Assim, você consegue enxergar de maneira mais clara o movimento do seu dinheiro, determinando melhores formas de precificação para equilibrar as contas.

Margem de lucro nas receitas recorrentes

Pode ser mais promissor cativar clientes recorrentes, do que perseguir metas específicas mensalmente, gerando modelos inovadores para obter maior fidelização e perspectiva de receita.

É na receita recorrente que o cliente não compra um produto, mas um pacote que lhe oferece maior comodidade, significando para a empresa menor índice de inadimplência com maior garantia de faturamento e melhora na sua margem de lucro.

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Rentabilidade por cliente

Supondo que você tenha quatro clientes e distribuirá entre eles 25% das despesas totais, sendo que um deles consuma entre 50% e 60%, e uma análise rasa não identifique esses valores.

Então, a forma adequada de análise seria calcular separadamente os recursos disponibilizados, distribuindo de maneira mais eficaz os esforços para melhor atender os mais importantes, pois algum dos clientes pode demandar muito mais trabalho do que os outros.

Vale muito a pena cuidar de todos os detalhes na análise para obter um panorama preciso da realidade financeira para que o negócio dê certo! A rentabilidade tem muita importância para avançar nesse tipo de deliberação.

Converse com o seu contador para esclarecer dúvidas sobre o cálculo dessas margens, pois ele tem acesso a vários dados financeiros da sua empresa e conseguirá avaliar minuciosamente sua atividade.  

É imprescindível perceber que, para melhorar a margem de lucro do seu negócio, será preciso maior controle de custos e despesas, com relatórios que disponibilizem informações organizadas de receita bruta e outros dados financeiros pertinentes.

Isso é possível conseguir de forma simples através das ferramentas de acompanhamento e análise disponíveis em um software de gestão empresarial. O uso desse sistema elimina perdas de tempo com análises de planilhas e anotações no papel, facilitando a gestão do negócio como um todo, clarificando onde é possível aperfeiçoar seus processos.

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Agora que você descobriu como calcular a margem de lucro de um jeito simples, lembre que o segredo está no equilíbrio do negócio. Ou seja, não adianta aplicar uma margem maior e deixar um produto parado, sem vender.

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