No Brasil, existem pelo menos 5 tipos de e-commerce. De fato, a enorme gama de comércios eletrônicos espalhados pelo mundo, reúnem diferentes tipos de lojistas em plataformas virtuais para atender praticamente qualquer tipo de necessidade.

Resolver situações pela internet já é rotina na vida de muitas pessoas. Isso vai desde o pagamento de contas pelo aplicativo do banco, encomendar uma refeição e os mais diversos tipos de venda pela internet. Trocar o deslocamento e as filas pelo conforto de comprar online é uma realidade.

Crescimento do e-commerce

Devido às necessidades atuais, o e-commerce vem se aprimorando e crescendo a cada dia com todos os tipos de serviços, como: atacado, varejo e demais nichos, que procuram se adequar aos tempos modernos investindo no digital.

Isso acontece principalmente no mercado de eletrônicos, que registrou aproximadamente 50% no aumento de vendas, devido ao crescimento das compras online durante o isolamento social e as restrições do comércio.

🔖 O que é B2B e quais as vantagens desse modelo de negócio

5 principais tipos de e-commerce

Levando em consideração os diferentes tipos de perfis dos modelos de negócios existentes, seguem abaixo os principais modelos de e-commerce e suas características:

1. B2C (Business to consumer)

B2C (Business to Consumer) é um dos tipos mais comuns de e-commerce no Brasil, com lojas online e venda de produtos/serviços diretamente ao consumidor final. Esse setor possui alguns subtipos:

  • Lojas de varejo online (Automotivo, casa e decoração, farmácia, informática, alimentos…);
  • Provedores de conteúdo (Jogos, filmes, notícias…);
  • Corretores de transações (Agências de viagem e intercâmbio, corretoras de investimentos…);
  • Marketplaces (MercadoLivre, Amazon e Ebay);
  • Provedores de serviços (Empresas de software, plataformas de cursos…). 

2. B2B (Business to business)

B2B (Business to Business) é um tipo de negócio que oferece serviços/produtos para auxiliar outras empresas que podem ser do ramo de vendas, gestão, marketing, entre outras.

As empresas B2B disponibilizam produtos/serviços apenas para outras empresas e não diretamente para o consumidor final. Elas poderão vender peças para montadoras, por exemplo.

Esse tipo de empresa se diferencia pelo ticket médio mais elevado e maior volume de produtos/serviços negociados, além de seu processo comercial mais longo que exige uma estrutura diferenciada.

3. C2C (Consumer to consumer)

Esse tipo de e-commerce aceita a comercialização de produtos/serviços diretamente entre consumidores finais. 

Bons exemplos disso são as plataformas de Marketplaces Mercado Livre e OLX.

4. C2B (Consumer to business)

Tipo de e-commerce menos comum, o C2B é o tipo de negociação que inclui a venda de produtos/serviços de consumidores para organizações.

Como exemplo desse tipo de negócio está a Shutterstock, onde fotógrafos, designers, criadores de vídeos e outros profissionais comercializam seu produto ou serviço para empresas através de sua plataforma e-commerce.

5. B2G (Business to Government)

Essa modalidade não é muito comum de ver, pois sua negociação é de empresa para Governo.  Esse tipo de e-commerce comercializa produtos/serviços para a administração pública, através de contratos e/ou licitações.

✌️7 motivos para ter um e-commerce e porque você deveria começar já

Segmentos de e-commerce

Depois de conhecer os principais tipos de e-commerce, é importante conferir os modelos que estão entre os mais procurados desse mercado no momento, que são: M-commerce, S-commerce e negócios recorrentes.

1. M-commerce (Mobile Commerce)

O M-commerce está entre os segmentos que mais crescem no país, com lojas atuando com venda de produtos/serviços através de aplicativos instalados em dispositivos móveis, agilizando ainda mais o processo de negociação, como é o caso do Delivery. 

2. S-commerce (Social Commerce)

Esse modelo se refere ás negociações realizadas através de lojas virtuais com links em redes sociais, que tem seus próprios acessos de compra para facilitar a vida do usuário. O sucesso de uma estratégia S-commerce é avaliado pelo grau de interação entre os consumidores e as empresas.

3. Negócios recorrentes

Também em alta, os modelos de negócio recorrentes é um modelo em que o usuário paga um valor fixo para ter acesso a um produto/serviço através de um sistema de mensalidades ou planos, como acontece com clubes de assinatura, serviços de streaming, dentre outros.

O que é preciso para começar um e-commerce?

Se você está em busca de conhecimento para expandir seus negócios ou investir em algo novo, como uma loja virtual, é preciso ter um bom plano de negócio e entender bem como tudo funciona. Para isso, seguem algumas dicas muito úteis: 

  • Defina um modelo de negócio e o segmento mercado que você já esteja familiarizado;
  • Defina seu tipo de consumidor;
  • Observe as tendências de mercado;
  • Especule as lojas de concorrentes para perceber as estratégias usadas ;
  • Inicie com uma plataforma pronta;
  • Planeje com cuidado as finanças;
  • Invista em um bom plano de marketing digital, para promover sua loja;
  • Utilize um sistema de gestão inteligente para integrar todas as áreas do seu negócio.

Agora que você já conhece os tipos de e-commerce, que tal investir nesse caminho que não para de crescer? Conheça as soluções em e-commerce e lojas virtuais Servcel e fale com nossa equipe. Conte com nossa experiência para chegar ao sucesso mais rápido nas vendas online.

 

Newsletter gratuita

Inscreva-se para receber novidades diretamente em seu e-mail!

Nós não enviamos Spam.

servcel-mascote-joinha

Conte com as soluções da Servcel e gerencie sua empresa com segurança, de onde você estiver.

Deixe um comentário