Se você ainda está procurando motivos para ter um e-commerce, saiba que essa escolha pode ser um divisor de águas para seu negócio.

Segundo a  42ª edição da Pesquisa Webshoppers, houve um recorde de faturamento em 20 anos de e-commerce no primeiro semestre de 2020. Além disso, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 47%.

Na prática, as vendas registradas nesse período representam R$38,8 bilhões e, dentre os fatores para este crescimento, podemos considerar:

  • Mudanças nos hábito dos consumidores;
  • O fechamento de lojas físicas durante a pandemia;
  • A reinvenção acelerada do varejo.

Mesmo diante das mudanças que têm muito a ver com o distanciamento causado pelo Covid-19, uma coisa é certa: as vendas pela internet vieram para ficar.

7 motivos para ter um e-commerce

Se você ainda não tem certeza se realmente possui motivos para ter um e-commerce, preparamos uma lista para auxiliar sua análise do cenário. Vamos aos fatos:

1. O mercado do e-commerce está acelerado

Nos últimos tempos, as pessoas vem se acostumando com facilidades que só o e-commerce oferece, como: agilidade, segurança, comodidade e mais opções de escolha.

Basicamente, em poucos minutos é possível conhecer diversas lojas e fazer a melhor compra. Enquanto que, no meio físico tradicional, isso poderia ter um custo absurdamente maior de tempo e deslocamento.

Além do setor estar em crescimento exponencial, mais de 41 milhões de pessoas já são adeptas a comprar em lojas virtuais hoje em dia. E mais: 58% dos clientes realizaram mais de quatro compras no primeiro semestre de 2020.

Comprar on-line era tendência que virou realidade em curto espaço de tempo. Tanto que, investir nas vendas digitais se tornou uma questão de sobrevivência para muitos negócios. E sim, a sobrevivência no mercado pode ser um dos seus maiores motivos para ter um e-commerce.

2. Um e-commerce funciona 24h por dia, 7 dias por semana

Uma das maiores vantagens do e-commerce é que seus clientes não precisam se preocupar com o horário de funcionamento da sua loja. Com isso, podem comprar o que precisam a qualquer momento. Ou seja, há vantagens tanto para seu negócio, quanto para seus clientes:

  • Você pode vender a qualquer hora;
  • A comodidade de comprar em uma loja virtual é muito maior para o consumidor;
  • Manter uma loja virtual funcionando 24 horas por dia/7 dias por semana não gera custos adicionais como energia elétrica, horas-extras, etc.

3. O custo operacional do e-commerce é bem menor

Manter a operação de uma loja virtual custa bem menos do que manter uma loja física. Duvida? Faça uma lista de custos fixos que você tem hoje com:

  • Aluguel do ponto comercial;
  • Água, energia elétrica, internet, limpeza e segurança;
  • Salários e encargos da folha de pagamento;
  • Custos com matéria-prima, estoque, dentre outros.

Precisa de mais motivos para ter um e-commerce? Então considere que não precisa de um valor de investimento alto para começar a operação e manter o negócio rodando. Na verdade, você vai precisar basicamente do seguinte:

  • Desenvolvimento de uma loja com a identidade visual da sua marca;
  • Custos com a plataforma de hospedagem da loja virtual;
  • Investimento em marketing digital para ganhar visibilidade, atrair clientes e aumentar as vendas;
  • Estoque, emissão de notas fiscais e equipe de atendimento ao cliente.

4. O e-commerce não tem limites geográficos

Um dos mega motivos para ter um e-commerce é a chance de vender para clientes de qualquer lugar do mundo. Isso porque uma loja virtual pode ser acessada por qualquer pessoa pela internet.

Alinhando suas estratégias e objetivos, é possível alcançar potenciais clientes que você sequer imaginava que existiam interessados nos produtos que você tem a oferecer.

Mas vale lembrar que não adianta criar um e-commerce e esperar que a mágica aconteça. É importante investir em marketing digital de qualidade para conseguir visibilidade entre os concorrentes e construir boas estratégias para fidelizar seus clientes.

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5. Resultados podem ser monitorados com facilidade

Você não ficará às cegas se integrar seu e-commerce a ferramentas de análise. Com elas, é possível acessar o histórico de navegação dos clientes, os produtos mais visualizados, a taxa de abandono de carrinho e as vendas por período, dentre muitas outras métricas.

A principal ferramenta pra isso, é o Google Analytics, pois gera relatórios completos e minuciosos para que seja possível entender o comportamento do consumidor no seu e-commerce. Através dele, você tem acesso a número de visitantes, taxas de conversão, ticket médio das vendas e muito mais.

De posse de tantos dados, fica mais fácil saber o que está indo bem e o que precisa de atenção para melhorar. Tudo isso em poucos cliques, pelo computador ou celular.

6. Mais opções de pagamento para o consumidor

Mais um dos motivos para ter um e-commerce é a possibilidade de oferecer meios de pagamento mais democráticos para o consumidor. Na plataforma de e-commerce, é possível fazer a integração com as mais diversas formas de pagamento, incluindo:

  • Boleto bancário;
  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito;
  • Transferência por PIX;
  • PayPal;
  • Mercado Pago.

7. Integrações com E-mail, Instagram, Whatsapp e outros canais

Integrando os canais de venda, sua loja virtual oferece uma experiência personalizada aos consumidores e os canais mais comuns pra isso são:

  • Ferramentas de e-mail marketing;
  • Soluções de atendimento por chat, como Zendesk;
  • Redes sociais, como Instagram e Facebook;
  • Ferramentas de comunicação, como o WhatsApp Business.

No entanto, para oferecer as melhores experiências aos clientes, é fundamental planejar e padronizar o  omnichannel, garantindo que a qualidade do atendimento seja ótima em todos os canais.

E então, o que você achou desses 7 motivos para ter um e-commerce? Esperamos que essa lista com as principais vantagens inspire você a começar hoje mesmo.

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