Obter o controle das vendas da empresa pode se tornar uma tarefa complicada para alguns gestores, que sempre têm tantas atividades a desempenhar no negócio. Porém, a gestão de vendas é extremamente importante para garantir um crescimento saudável da empresa, pois garante mais organização e uma visão ampla do negócio.

Das empresas maiores às menores, a venda de produtos e serviços está conectada ao pilar do sucesso, portanto sem a devida atenção tudo pode ir por água a baixo.

Importância do controle de vendas

O controle de vendas é considerado uma das principais estratégias da gestão de empresas, pois se este setor for mal, afetará o resultado dos negócios como um todo.

Esse controle é adquirido através da analise dos dados obtidos sobre as vendas efetuadas, visando entender todas as etapas da operação para conseguir identificar os pontos fortes e fracos, planejando as próximas decisões com cautela.

Para conservar um bom controle de vendas, é preciso atrair e fidelizar a clientela, proporcionando o melhor atendimento possível, com uma gestão organizada e bem definida.

A sobrevivência da empresa depende do desempenho das suas vendas, que será promissor com um controle bem estruturado.

Por isso, vale investir em soluções para potencializar a centralização dessas informações, como um software de gestão que agregue todos os dados do comercial com as outras áreas da empresa, possibilitando maior rapidez e praticidade para atingir as metas.

Um processo de gerenciamento de vendas eficiente trará vários benefícios para a sua organização, não apenas para o setor comercial, mas para o todo.

Oito dicas essenciais para um controle de vendas eficiente

  1.       Registrar os dados das vendas;
  2.       Conhecer seus clientes e preferências;
  3.       Desenvolver um planejamento;
  4.       Controle eficiente de estoque;
  5.       Gerenciar o trabalho da sua equipe de vendas:
  6.       Acompanhar os indicadores;
  7.       Criar um mapa de vendas:
  8.       Investir em um bom sistema de gestão.

1. Registrar os dados das vendas

É de extrema importância sempre registrar todas as informações referentes às suas negociações comerciais, incluindo todos os dados da venda como: impostos, preço por item, forma de pagamento empregada e os documentos do cliente. 

Controlando todos os dados dessa maneira, seus relatórios serão mais precisos e você terá maior controle para desenvolver estratégias para otimizar seus planejamentos de compra e estoque, realizando promoções atraentes de acordo com as suas possibilidades e necessidades dos clientes.

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2. Conhecer seus clientes e preferências

Conhecer seus clientes é importante para disponibilizar produtos de acordo com suas necessidades e preferências, visando ofertar sempre o melhor, com atendimento personalizado, que vem sendo o maior diferencial do mercado para garantir e fidelizar clientes. 

É através do relacionamento com os clientes e do controle de vendas que a sua equipe obterá as informações para efetuar o atendimento personalizado, valorizando e cativando cada cliente.

3. Desenvolver um planejamento

O primeiro passo é saber aonde quer chegar. Partindo desse princípio, você deverá traçar metas para alcançar seus objetivos.

Inicie desenvolvendo estratégias com o auxílio de seus colaboradores, pois eles fazem parte da trajetória e poderão sugerir ótimos planos de ação. 

4. Controle eficiente de estoque

O básico para qualquer gestão de estoque é ter um planejamento de vendas e atenção constante sobre as movimentações de entrada e saída dos produtos, cruzando as informações para encontrar os itens que estão vendendo mais, os que têm menor procura, e avaliar a demanda de compra de determinadas mercadorias, evitando gastos desnecessários e prejuízo com produtos parados.

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5. Gerenciar o trabalho da sua equipe de vendas

Para conseguir gerenciar sua equipe de vendas com excelência, é preciso saber qual vendedor é o melhor e estar presente para acompanhar os resultados apresentados pela sua equipe de vendas, pois as suas vendas irão crescer ou declinar de acordo com o sucesso do seu pessoal. 

É preciso analisar o faturamento total e saber entender de onde ele vem, analisando o faturamento médio de cada vendedor para conseguir elaborar planos de melhoria para todos, garantindo também o pagamento correto das comissões que proporcionará o aumento de motivação da sua equipe.

6. Acompanhar os indicadores

A melhor maneira de utilizar os dados alcançados pelo controle de vendas estrategicamente é utilizando indicadores de desempenho. Sobretudo para avaliar custos, prejuízos, retorno de investimento e a produtividade da sua equipe de vendas, que deverão ser verificados constantemente para que possam ser aplicadas melhorias quando necessário.

7. Crie um mapa de vendas

Desenvolva um mapa da jornada de vendas da sua empresa, para descomplicar a vida dos seus vendedores que poderão passar para as etapas seguintes com maior rapidez e clareza, distribuídos em:

  •         Prospecção;
  •         Apresentação;
  •         Proposta;
  •         Negociação;
  •         Acompanhamento;
  •         Fechamento de negócio.

8. Invista em um bom sistema de gestão

Grandes aliados no mundo dos negócios, a tecnologia e a automação oferecidas por um software de gestão pode facilitar todas as tarefas com poucos cliques, pois seus dados são precisos e disponibilizados em tempo real.

Essa ferramenta permite análises mais detalhadas de suas vendas e demais processos envolvidos, compartilhados com todos os seus colaboradores através de painéis interativos.  

Invista em tecnologia a seu favor com um software de gestão para automatizar o seu sistema de planilhas, proporcionando redução de gastos e progresso em todos os seus processos.

Como escolher o melhor software de gestão comercial

O software de gestão precisa ser simples de usar para oferecer praticidade, portanto é preciso pesquisar para conseguir encontrar um modelo que se adapte perfeitamente ao seu tipo de negócio.

Procure por um software de gestão empresarial que tenha um CRM (Customer Relationship Management) completo para a melhor organização da sua equipe comercial, facilitando todas as comunicações e nutrindo relacionamentos com seus leads e clientes. 

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Com o software 1CLIC, os controles financeiro, comercial, fiscal e de estoque se tornam muito mais simples e ficam integrados em um único lugar, para que a gestão da sua empresa se torne mais ágil e competitiva

Tendo em mãos um bom controle e gestão de vendas e a estratégia correta, a sua empresa alcançará melhores resultados, reduzindo gastos e aproximando mais os seus clientes.

Emitir documentos e notas fiscais, gerar ordens de serviços e gerenciar o cadastro de clientes são tarefas que sua equipe pode realizar em poucos segundos com o software 1CLIC.

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