Se sua empresa ainda não cuida corretamente do cadastro de clientes pode estar perdendo boas oportunidades de negócios. Continuar mantendo um relacionamento com seus clientes depois da compra é importante e normalmente sai mais barato do que atrair novos consumidores.

Se você busca uma receita recorrente para a sua empresa, vale a pena começar por um cadastro de clientes completo e bem  organizado. Neste post, vamos explicar melhor todas as vantagens que essa atitude pode trazer para seu negócio.

Cadastro de clientes: para o que serve na prática?

O processo de cadastro de clientes serve para coletar dados sobre quem compra seus produtos/serviços, servindo ainda como uma ferramenta de gestão.

Esse acesso aos dados dos clientes também pode ser usado para entender melhor o que ele procura, do que gosta e costuma comprar. Também serve para enviar promoções e a disponibilidade daqueles produtos que eles mais consomem.

Mas o cadastro de clientes não fica restrito às ações de vendas. É super recomendado, inclusive, para realizar pesquisas de satisfação e estreitar seu vínculo com eles.

Com isso, é possível economizar em divulgação, pois se os seus clientes voltam a comprar com sua empresa e ainda indicam sua marca para outros consumidores, você vai vender mais gastando menos.

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Vantagens do cadastro de clientes para a gestão do seu negócio

Um cadastro de clientes organizado ajuda os gestores a conhecer melhor o perfil dos seus consumidores. Isso inclui preferências e hábitos de consumo. Também contém informações pessoais como a data de aniversário, por exemplo, para envio de mensagens especiais.

Essa ferramenta é essencial, inclusive, para a organização das estratégias de pós-venda, afim de que possuam qualidade e assertividade. Nesse quesito, o cliente passa a perceber que está recebendo um atendimento personalizado e útil para ele tanto na solução de problemas, quanto na oferta de soluções.

Dito isso, podemos resumir a importância do cadastro do cliente em:

  • Atendimento personalizado;
  • Jornada de compras;
  • Fidelização;
  • Pós-venda.

 Atendimento personalizado

O atendimento personalizado serve para entender os problemas dos seus clientes oferecendo soluções adaptadas que garantem proximidade, auxiliando na conquista de confiança, e posteriormente a fidelização desses clientes. Portanto, personalizar produtos/serviços também é uma grande parte deste processo.

Jornada de compras

Utilizando o cadastro dos clientes é possível identificar o caminho que eles percorreram até finalizar a compra, para entender as preferências de itens e quanto foi investido gastou até hoje com a sua marca. A jornada de compra é formada, basicamente, por quatro etapas:

  1.  Aprendizado e descoberta: aqui, o cliente ainda não tem um interesse determinado, portanto a sua função é capturar a atenção dele;
  2.  Percepção do problema: mostrar para o cliente um problema existente que ele ainda não conhecia, e partindo daí, irá buscar soluções.
  3. Busca de solução: nessa etapa, o cliente começa a identificar que o seu produto/serviço será uma boa solução.
  4. Decisão de compra: chegou a última etapa e este é o momento de mostrar os diferenciais que sua empresa oferece em relação a concorrência.

Fidelização

Para que os clientes entendam melhor o propósito da sua marca, é preciso investir em comunicação ativa, enviando comunicações relevantes e abraçando a causa do cliente, garantindo assim que ele sempre lembre da sua empresa quando quiser fechar negócios de qualidade.

Pós-venda

Devido a concorrência acirrada, não basta apenas fechar uma venda, é preciso cativar o cliente através do pós-venda,  para criar um laço estreito empresa/clientes diminuindo a  rotatividade. Receba feedbacks de seus clientes e certifique-se de oferecer sempre a melhor experiência.

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Como um software ERP pode ajudar sua empresa com o cadastro de clientes

De nada servirá todo o processo de cadastrar clientes se esses dados se perderem em algum lugar. Por isso, existem softwares ERP que mantém os dados seguros e atualizados, garantindo a organização e facilitando o acesso dos gestores para desenvolver suas estratégias.

De acordo com o tamanho de sua empresa, esse sistema pode ir ampliando o plano, com upgrades para se adequar à sua demanda. 

Falamos aqui sobre algumas das vantagens que um sistema para cadastro de clientes pode oferecer, mas é preciso ainda ter em mente que a meta fundamental é ajudar você no gerenciamento da sua equipe de vendas, para melhorar o relacionamento com os consumidores.

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