A gestão de estoque é uma das tarefas mais importantes a realizar dentro de uma empresa. Entretanto, a gestão dessa área não é nada fácil, principalmente nas microempresas. Isso que dá margem a erros comuns que acabam trazendo perdas e prejudicando o negócio como um todo.

Mas algumas atitudes simples podem ajudar você a tornar esse setor mais eficiente e mudar esse cenário. O primeiro passo, claro, é contabilizar os itens que sua empresa já tem no estoque. Depois disso, há outras tarefas que vamos explicar em detalhes a seguir:

5 dicas para uma gestão de estoque excelente

Confira nossas cinco dicas para ter um controle de estoque bem organizado:

1. Contabilizar o inventário

Para ter uma gestão de estoque eficiente, é necessário começar por um inventário preciso. Isso significa que você deve ter a quantidade de cada produto contabilizada.

Dessa forma, você obtém o conhecimento real da situação do estoque e poderá adotar medidas para melhorar os processos internos de compra, evitando deixar dinheiro parado nesse setor.

2. Prever a demanda de itens

Administrar as demandas de estoque é imprescindível para uma gestão bem-feita. Mas infelizmente esse é um dos pontos mais negligenciados por muitos empreendedores, especialmente nas microempresas.

Quando não existe essa previsão, é comum a existência de compras desnecessárias, muitas vezes alimentando o estoque com itens adquiridos com preços mais baixos, mas que não têm demanda suficiente.

Outra questão frequente é a perda de vendas por falta de itens no estoque. É preciso ficar atento até mesmo aos prazos de entrega dos fornecedores, a sazonalidade de determinados produtos.

Fazer a análise periódica de demandas é importante porque isso permite um planejamento de compras, promoções e de fluxo de caixa também.

3. Fluxo e saneamento de estoque

Sabe aqueles itens que logo vão se tornar obsoletos? É preciso estar atento a eles, verificando aqueles que não estão tendo giro nos últimos meses.  Com isso, você tem parâmetros para enviar para reciclagem, criar promoções ou combos a fim de vendê-los o quanto antes, recuperando o dinheiro investido neles.

De fato, não adianta guardar produtos que nunca darão lucro para evitar livrar-se deles. O espaço liberado e o dinheiro em caixa que se obtém com o saneamento de estoque certamente são opções que valem muito mais a pena.

4. Defina seu modelo de reposição de estoque

O seu modelo de reposição de estoque deve ser escolhido de acordo com as necessidades do seu negócio. Para começar, vale dizer que existem modelos de reposição contínua e reposição periódica.

O modelo de reposição periódica utiliza o conceito de que a reposição de um item ou de um conjunto deles, seja feita em intervalos de tempo regulares ou mesmo em datas previamente definidas. Neste método, você estipula uma rotina de reabastecimento, mas corre o risco de ficar desabastecido caso haja uma mudança rápida nos hábitos de consumo.

Já o modelo de reposição contínua finalidade repor os produtos no estoque de forma rápida e adequada à demanda, minimizando riscos de faltas. Ou seja, os pedidos podem ser gerados no momento certo, em que o estoque chega ao ponto de reposição. A vantagem é reduzir os custos com armazenagem, no entanto o negócio fica mais dependente do fornecedor.

A forma mais simples de obter uma gestão de estoque bem organizada e livre de problemas, é contar com um software de gestão. Inclusive, este post pode lhe ajudar a entender melhor como funciona esse tipo de sistema: O que é ERP e porque sua empresa precisa dele?

5. Confie a gestão de estoque a um software de gestão

Sem dúvidas, contar com a ajuda da tecnologia é a opção que vai garantir mais eficiência, sem erros, nem perdas de tempo. Um software de gestão pode te ajudar a:

  • Organiza as informações do estoque;
  • Liberar permissões para quem pode ou não dar baixa em produtos no sistema;
  • Controlar entrada e saída de itens;
  • Analisar produtos com muita saída ou que estão ficando parados, para que você possa criar promoções.

Um sistema de gestão faz a verificação de dados com muito mais precisão, ajudando na tomada de decisões e gerando um controle de acervo mais eficiente.

Conheça o sistema de gestão 1 Clic

A gestão de estoque é vital para o funcionamento de qualquer negócio. Com essas dicas simples, você terá muito mais controle e melhores resultados no final do mês. E então, como anda a gestão de estoque na sua empresa? Deixe um comentário!

Newsletter gratuita

Inscreva-se para receber novidades diretamente em seu e-mail!

Nós não enviamos Spam.

servcel-mascote-joinha

Conte com as soluções da Servcel e gerencie sua empresa com segurança, de onde você estiver.

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário