E a pergunta que não quer calar é: será que tem como abrir um delivery com pouco investimento? Na verdade tem, sim. Neste post vamos falar sobre isso.

Com a pandemia e as restrições na circulação de pessoas e atendimento presencial, a alternativa de muitos empreendedores do setor de alimentação foi investir em delivery para conseguir manter os negócios, pois as contas não pararam de chegar.

Se essa função já costumava fazer sucesso em tempos anteriores, agora fará muito mais, porque toda a praticidade é sempre bem vinda.

Um levantamento de informações sobre esse setor demonstrou crescimento gigantesco no número de usuários que migraram para o delivery no último ano, o que indica que essa procura tende a continuar aumentando a passos largos no país. 

Levantamento da Statista – empresa especializada em dados de mercado e consumidores – mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. O País foi responsável por quase metade dos números do delivery, 48,77%. Em seguida estão México e Argentina, com 27,07% e 11,85%, respectivamente. Fonte: Jornal da USP

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Como montar um delivery

Para montar um delivery com pouco dinheiro é preciso planejar com atenção todos os passos. Primeiro você deve conhecer o tipo de usuário e o que ele busca nesse serviço.

Em seguida, deverá se informar sobre o mercado para saber sobre a demanda e procura de serviços oferecidos e então conseguirá se encaixar nesse modelo de serviço com excelência, garantindo lucro e satisfação.

Seguem abaixo os pontos principais para iniciar seu delivery com pouco investimento:1. 

1. Planejamento antes de tudo

Como em qualquer outro negócio, planeje antes de investir, fazendo um levantamento sobre seu público alvo, a sua concorrência e procure identificar os melhores fornecedores, para que tudo saia de acordo com o que você espera.

Esse tipo de atitude vai auxiliar você a montar um delivery de sucesso, atraindo clientes e gerando ótimos resultados para o seu negócio. 

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2. A cozinha para delivery

A vantagem principal do delivery é não precisar de um ponto comercial no início, então você tem tempo para crescer. Você pode iniciar na cozinha da sua casa, utilizando o espaço e os equipamentos que você já tem, o que gera menos custo pelo menos no começo.

Já que não será preciso locar de imediato um ponto comercial, você terá tempo para conquistar clientes e só então, com o aumento da demanda, investir em um ponto e mais utensílios para otimizar o atendimento.

Lembre-se de que, mesmo que comece trabalhando na cozinha de sua casa, o fornecimento de alimentos possui regras estipuladas pela Vigilância Sanitária. Você pode conferir mais detalhes aqui: Como deve ser uma cozinha para delivery? Tire suas dúvidas.

3. Aplicativo para delivery que facilite os pedidos

Para quem está começando e não pode investir muito, as melhores opções são Whatsapp e o uso de um aplicativo. Porém, é muito complicado quando o cliente tenta fazer pedidos delivery pelo Whatsapp e não encontra um atendimento rápido, cordial e eficiente. 

Isso faz com que muitos empreendedores vejam a quantidade de pedidos cair, mas nem sempre entendem que o problema pode estar no canal de atendimento, que é o primeiro contato do cliente com o negócio. Porém, se a equipe é reduzida, fica difícil ter uma ótima performance em todas as pontas.

Por isso, é crescente o uso de aplicativos nos estabelecimentos que atuam no ramo. Os aplicativos para delivery ajudam seu estabelecimento a ser encontrado, facilitam e organizam os pedidos e agregam mais valor para os seu clientes.

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4. Cardápio e embalagem

O cardápio do seu delivery precisa ser disponibilizado com boas fotos e descrições detalhadas sobre os ingredientes para atrair clientes. Portanto, invista em uma apresentação básica com poucas e ótimas opções de cardápio, pois assim não terá necessidade de um estoque grande, reduzindo seu investimento inicial.  

Para garantir uma boa impressão, ao montar um delivery, não se deve abrir mão de qualidade tanto do produto quanto das embalagens, pois é importante que os alimentos cheguem quentinhos e com boa apresentação no cliente.

Escolha modelos de embalagem adequadas ao seu tipo de alimento e faça testes, para garantir que as embalagens escolhidas sejam perfeitas para o armazenamento e o transporte dos pedidos.

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5. Marketing digital e Redes sociais

Uma boa e inteligente gestão de delivery deve investir em publicidade através do marketing digital. Atualmente é possível divulgar sua empresa e conquistar clientes, sem gerar gastos extras, através de postagens diárias nas redes sociais.

Desenvolva publicações de qualidade e divulgue seu produto, interagindo com o público, curtindo e compartilhando, respondendo comentários e esclarecendo dúvidas. Crie stories divertidos e atraentes para chamar a atenção da clientela, e sempre que for possível ofereça pequenos descontos.

As redes sociais estão por aí para ajudar e você pode aproveitar esses benefícios para abrir um delivery com pouco investimento, cativando os clientes com talento e qualidade. 

Aproveite para conhecer o aplicativo para delivery Anota Meu Pedido, um grande aliado na organização das demandas para quem trabalha no ramo e na satisfação dos clientes. Conte com a ajuda da equipe Servcel para implementar soluções em tecnologia para pequenos negócios que desejam crescer e se destacar.

 

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