Você sabe o que é um ERP e para o que ele serve? Se você já ouviu essa sigla por aí, mas ainda não sabe exatamente do que se trata, fique tranquilo porque essa dúvida é muito comum e vamos esclarecê-la com o conteúdo a seguir.

O que é ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que auxilia nos processos manuais internos da empresa, automatizando operações e transformando em processos de software.

Com isso, é possível ter fácil e rápido acesso a tudo o que acontece, com a garantia de diagnósticos detalhados sobre as medidas indispensáveis para a redução de custos e aumento das operações. Inclusive, os gestores do negócio garantem acesso a insights importantes, centralizando o andamento de trabalho com total segurança.

Como surgiu o ERP

Em meados de 1970, a Black & Decker apresentou ao mercado de sofwares o MRP (Material Requirement Planning). Em 1990, houve o aumento na procura do sistema MRP, que acabou tornando-se indispensável na gestão das maiores empresas.

O responsável pelo termo ERP que conhecemos atualmente foi o Gartner Group, que percebeu a necessidade do entrosamento entre os setores financeiro e de logística, entre outros, controlando desse modo uma empresa inteira, com nível gerencial de qualidade.

 Automação Comercial: porque seu negócio só tem a ganhar com esse investimento

Quais são as vantagens do sistema ERP?

Com um sistema ERP não existe a necessidade de cada setor possuir isoladamente um software. Isso acontece porque ele concentra todos os dados integralmente. Veja as principais vantagens:

  • Oferece autonomia na execução das tarefas;
  • Otimiza a comunicação entre os departamentos de maneira inteligente;
  • Disponibiliza informações em tempo real de forma prática e detalhada;
  • Evita erros manuais e esquecimentos comuns de lançamento e controle;
  • Controla o financeiro, como contas a pagar e receber;
  • Emite notas fiscais e recibos, além de outros documentos;
  • Controla o estoque com eficiência;
  • Automatiza processos de recursos humanos, como contratos e pagamento de salários;
  • Gerencia com eficiência projetos, faturamento, cadastros de clientes e muito mais.

Por conta de todas essas vantagens, nota-se que a implantação desse tipo de tecnologia facilita a análise dos processos na companhia, com a tomada de decisões precisas e sólidas, aumentando sua rentabilidade.

Com a tecnologia em crescimento ao alcance das companhias, estamos diante de um mundo digital e automatizado, com desenvolvimento sólido de empresas ligadas a um bom software ERP.

Como saber se a empresa precisa de um sistema ERP?

Cada ramo de investimento tem perfil e padrão distintos, entretanto, alguns sinais auxiliam o gestor a identificar a necessidade na hora de buscar soluções efetivas para sua organização. Entre elas, podemos citar cinco:

  • Utilização de muitos softwares diferentes para gerenciar departamentos;
  • Dificuldade de acesso às informações sobre seu negócio;
  • Contabilidade complicada ou demorada;
  • Problemas no departamento de vendas e na logística;
  • Processos de TI complexos, com altos gastos em inteligência artificial.

Se alguma dessas situações vem ocorrendo em sua empresa, esse é o momento ideal para investir em um sistema ERP, pois esses aspectos geram muitos gastos com tempo e dinheiro, que poderiam ser evitados com a utilização de um sistema correto.

5 dicas para uma gestão de estoque eficiente nas microempresas

Gestão 360: o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa

Além disso, tenha em mente que todo sistema ERP oferece acesso restrito de dados, tornando inacessíveis para pessoas não autorizadas, disponibilizando as informações apenas aos colaboradores credenciados. Com esse controle, os gestores têm condições de saber quem examinou o que, e quando essa verificação foi feita, reduzindo a possibilidade de invasões.

Agora você já sabe o que é ERP, suas vantagens e os benefícios que ele pode oferecer no gerenciamento do seu negócio. A tecnologia não para de evoluir e esse sistema auxilia o gestor na hora de controlar melhor os custos, as demandas e o que ‘entra e sai’ de recursos, verificando em tempo real o estoque da matéria-prima e os pagamentos efetuados aos seus fornecedores.

Essas são todas as vantagens que o software ERP pode oferecer para a sua empresa. É hora de investir em controle digital para acompanhar as tecnologias e não se tornar obsoleto.

Conheça as soluções em sistemas de gestão Elevor, que você encontra aqui na Servcel. Entre em contato com nossa equipe e receba todo o auxílio para fazer a melhor escolha, além do suporte que sua empresa precisa.

Newsletter gratuita

Inscreva-se para receber novidades diretamente em seu e-mail!

Nós não enviamos Spam.

servcel-mascote-joinha

Conte com as soluções da Servcel e gerencie sua empresa com segurança, de onde você estiver.

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário