Os equipamentos do PDV (Ponto de Venda) são essenciais para o bom funcionamento dessa parte tão importante do varejo. Afinal, é no Ponto de Venda que se finaliza a experiência de compra do consumidor dentro da loja.

Seu Ponto de Venda (PDV) ainda é analógico? Talvez seja a hora de pensar em uma migração definitiva rumo à automação comercial. Com essa decisão é possível ganhar tempo, eliminar erros e ficar em dia com as obrigações fiscais.

Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre o PDV e quais são os equipamentos mais importantes pra sua loja.

O que é PDV?

PDV é a sigla de Ponto de Venda. Este pode se referir à uma loja física ou virtual, aos consultores de venda de um negócio ou até à Frente de Caixa de um estabelecimento comercial. É no PDV que o  consumidor tem contato direto com os produtos ou serviços, e também, é onde as vendas são finalizadas.

Lojas que possuem um bom fluxo de vendas são beneficiadas pelos sistemas de gestão empresarial que possuem o módulo PDV, já que essa ferramenta reúne em um só lugar funções como fluxo de caixa, controle de estoque e outros.

Os 9 equipamentos do PDV considerados essenciais

Na lista abaixo, relacionamos os equipamentos do PDV que são essenciais para ajudar nas suas vendas. Confira:

1) Computador

As operações de sua loja, desde o sistema de vendas e a gestão de estoque, até a emissão de notas fiscais dependem do funcionamento de um computador.

Logo, o computador é um dos equipamentos do PDV que podemos considerar essencial, pois é ele que proporciona a interligação de todos os demais que serão utilizados, como:

  • Leitor de código de barras;
  • Teclados;
  • Gaveta de dinheiro;
  • Impressoras de Notas Fiscais;
  • Balança.

É necessário que o computador tenha uma configuração com boa capacidade para oferecer agilidade aos serviços, além de várias portas USB e pelo menos uma Porta Serial.

2) Leitor de código de barras

Também chamado de scanner e podendo ser de mão ou de mesa, o leitor de código de barras é utilizado justamente para a função de ler os códigos de barras dos produtos.

Ou seja, como praticamente qualquer mercadoria embalada, hoje em dia, possui código de barras, o leitor é mais um dos equipamentos do PDV considerados fundamentais.

O leitor de códigos de barra de mão possui um custo menor, já que funciona com apenas um feixe de laser. Portanto, deve ser direcionado para a posição correta do código de barras da mercadoria para fazer a leitura.

Já o leitor de códigos mesa, fica fixo, é mais rápido, porém tem um custo maior de aquisição, já que conta com vários feixes de laser, detectando o código de barras com facilidade mesmo que a mercadoria seja passada em diferentes posições. Por conta disso, é indicado para supermercados e lojas com maior volumes de vendas e que precisam de velocidade nas operações de caixa.

3) Balança

A balança é útil para lojas que trabalham com produtos pesáveis em geral. Ela pode ser instalada diretamente no PDV ou em locais específicos do varejo, sendo interligada no sistema de automação comercial.

Quando a balanças é instalada no setor que onde o produto será pesado, costuma gerar mais eficiência operacional no local. Ela pode incorporar uma impressora de códigos de barras para facilitar o check-out no caixa da loja.

4) Terminal de consulta de preços

Dependendo do tamanho da loja, terminais de consulta de preço disponibilizam ao cliente essa facilidade sem que seja preciso procurar por um funcionário que o possa ajudar com isso.

Inclusive, o Decreto Federal nº 5.903 regulamentou o uso do terminal de consulta citando que os leitores óticos deverão ser dispostos na área de vendas, observada a distância máxima de quinze metros entre qualquer produto e a leitora ótica mais próxima.

5) No-break

O No-break é um equipamento que serve para manter o ponto de venda em operação quando houver falta de energia elétrica. Além disso, protege o check-out contra problemas derivados de instabilidades de energia.

Trata-se de um acessório indispensável, pois minimiza os riscos de prejuízo com danos nos equipamentos e mantém o caixa fora em operação. O custo desse equipamento varia conforme a capacidade de carga e ao prazo no qual as baterias internas conseguem se manter.

6) Gaveta de dinheiro

A gaveta de dinheiro pode estar associada ao computador e à impressora, abrindo somente ao término da compra ou estar totalmente independente, podendo ser acessada a qualquer momento pelo operador do caixa.

Quando a gaveta está conectada ao sistema, o operador de caixa só terá acesso a ela no fechamento do cupom fiscal, nas sangrias, em novos suprimentos de caixa e no fechamento do operador.

7) Teclado especial

Um teclado especial é diferente do convencional porque possui as teclas que realmente serão utilizadas nas operações de frente de caixa. Além do tamanho diferenciado, pode ser configurado com teclas personalizadas, garantindo uma operação mais ágil no ponto de venda.

8) Impressora térmica não fiscal

A implementação da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) em todos os estados, exceto São Paulo, levou os varejistas a se adequarem a mudanças na emissão dos cupons fiscais. Dentre essas mudanças, está a impressora, que passa a ser não fiscal. Saiba mais neste post:  Impressora não fiscal: para o que serve?

No Estado de São Paulo, o Sat Fiscal é obrigatório, substituindo o Emissor de Cupons Fiscais. O equipamento é certificado pela SEFAZ e informa ao Fisco paulista todas as transações comerciais, sem que seja preciso realizar esses informes manualmente.

Ao escolher qual impressora térmica comprar, analise as entradas e saídas de sua loja, bem como a velocidade de impressão e corte do papel.

9) Máquina de Cartão

A máquina de cartão deve estar conectada à internet e configurada para receber transações de débito e crédito das maiores bandeiras.

Veja também: Aplicativo de delivery para restaurantes: quais as vantagens para o negócio e para os clientes?

Conclusão sobre os equipamentos do PDV

Concluindo, agora que você conhece os principais equipamentos do PDV, fica mais fácil saber por onde começar ou atualizar o seu negócio. Com seu PDV modernizado, você perceberá em pouco tempo que saiu ganhando ao digitalizar procedimentos internos da sua loja.

Precisa de ajuda para modernizar seu PDV? Fale com nossa equipe! Estamos prontos para ajudar você a planejar os equipamentos de que precisa, providenciar a instalação completa e garantir seu suporte técnico.

Newsletter gratuita

Inscreva-se para receber novidades diretamente em seu e-mail!

Nós não enviamos Spam.

servcel-mascote-joinha

Conte com as soluções da Servcel e gerencie sua empresa com segurança, de onde você estiver.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário