Se sua empresa ainda não cuida corretamente do cadastro de clientes pode estar perdendo boas oportunidades de negócios. Continuar mantendo um relacionamento com seus clientes depois da compra é importante e normalmente sai mais barato do que atrair novos consumidores.
Se você busca uma receita recorrente para a sua empresa, vale a pena começar por um cadastro de clientes completo e bem organizado. Neste post, vamos explicar melhor todas as vantagens que essa atitude pode trazer para seu negócio.
Cadastro de clientes: para o que serve na prática?
O processo de cadastro de clientes serve para coletar dados sobre quem compra seus produtos/serviços, servindo ainda como uma ferramenta de gestão.
Esse acesso aos dados dos clientes também pode ser usado para entender melhor o que ele procura, do que gosta e costuma comprar. Também serve para enviar promoções e a disponibilidade daqueles produtos que eles mais consomem.
Mas o cadastro de clientes não fica restrito às ações de vendas. É super recomendado, inclusive, para realizar pesquisas de satisfação e estreitar seu vínculo com eles.
Com isso, é possível economizar em divulgação, pois se os seus clientes voltam a comprar com sua empresa e ainda indicam sua marca para outros consumidores, você vai vender mais gastando menos.
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Vantagens do cadastro de clientes para a gestão do seu negócio
Um cadastro de clientes organizado ajuda os gestores a conhecer melhor o perfil dos seus consumidores. Isso inclui preferências e hábitos de consumo. Também contém informações pessoais como a data de aniversário, por exemplo, para envio de mensagens especiais.
Essa ferramenta é essencial, inclusive, para a organização das estratégias de pós-venda, afim de que possuam qualidade e assertividade. Nesse quesito, o cliente passa a perceber que está recebendo um atendimento personalizado e útil para ele tanto na solução de problemas, quanto na oferta de soluções.
Dito isso, podemos resumir a importância do cadastro do cliente em:
- Atendimento personalizado;
- Jornada de compras;
- Fidelização;
- Pós-venda.
Atendimento personalizado
O atendimento personalizado serve para entender os problemas dos seus clientes oferecendo soluções adaptadas que garantem proximidade, auxiliando na conquista de confiança, e posteriormente a fidelização desses clientes. Portanto, personalizar produtos/serviços também é uma grande parte deste processo.
Jornada de compras
Utilizando o cadastro dos clientes é possível identificar o caminho que eles percorreram até finalizar a compra, para entender as preferências de itens e quanto foi investido gastou até hoje com a sua marca. A jornada de compra é formada, basicamente, por quatro etapas:
- Aprendizado e descoberta: aqui, o cliente ainda não tem um interesse determinado, portanto a sua função é capturar a atenção dele;
- Percepção do problema: mostrar para o cliente um problema existente que ele ainda não conhecia, e partindo daí, irá buscar soluções.
- Busca de solução: nessa etapa, o cliente começa a identificar que o seu produto/serviço será uma boa solução.
- Decisão de compra: chegou a última etapa e este é o momento de mostrar os diferenciais que sua empresa oferece em relação a concorrência.
Fidelização
Para que os clientes entendam melhor o propósito da sua marca, é preciso investir em comunicação ativa, enviando comunicações relevantes e abraçando a causa do cliente, garantindo assim que ele sempre lembre da sua empresa quando quiser fechar negócios de qualidade.
Pós-venda
Devido a concorrência acirrada, não basta apenas fechar uma venda, é preciso cativar o cliente através do pós-venda, para criar um laço estreito empresa/clientes diminuindo a rotatividade. Receba feedbacks de seus clientes e certifique-se de oferecer sempre a melhor experiência.
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Como um software ERP pode ajudar sua empresa com o cadastro de clientes
De nada servirá todo o processo de cadastrar clientes se esses dados se perderem em algum lugar. Por isso, existem softwares ERP que mantém os dados seguros e atualizados, garantindo a organização e facilitando o acesso dos gestores para desenvolver suas estratégias.
De acordo com o tamanho de sua empresa, esse sistema pode ir ampliando o plano, com upgrades para se adequar à sua demanda.
Falamos aqui sobre algumas das vantagens que um sistema para cadastro de clientes pode oferecer, mas é preciso ainda ter em mente que a meta fundamental é ajudar você no gerenciamento da sua equipe de vendas, para melhorar o relacionamento com os consumidores.
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