SiTef é a sigla de Sistema para Transferência Eletrônica de Fundos, solução desenvolvida pela Software Express. Trata-se de um software que realiza a comunicação direta entre os pontos de venda físicos ou digitais e as administradoras de cartões, instituições financeiras e provedores de serviços.

Desta forma, o SiTef agiliza e simplifica as operações de débito e crédito relativas ao TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), realizando uma integração segura entre sua empresa e essas instituições. 

Além disso, essa tecnologia atende todos os segmentos de mercado, tais como: comércio varejista, lojas de departamentos, supermercados, telefonia celular e fixa, companhias aéreas, gateways de pagamentos, auto serviço,  sites de comércio eletrônico, dentre outros.

Neste artigo, você vai descobrir todas as vantagens do SiTef e como preparar seu negócio para vender mais no mundo físico e no digital com esta tecnologia.

Para o que serve o SiTef? 

Antes de tudo, é importante ressaltar que recusar-se a oferecer variados métodos de pagamento para seus clientes nos dias de hoje, é visto por eles como um sinônimo de estagnação do seu negócio. 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, se não tiverem uma experiência de compra satisfatória, tendem a migrar para a concorrência. 

Além disso, o uso do dinheiro em espécie está cada vez mais raro e as transações eletrônicas ganhando mais espaço. Esse movimento, daqui pra frente, só tende a crescer e se modernizar. 

Por essas e outras razões, é de extrema importância que seu negócio se adeque aos novos tempos para continuar crescendo e sendo competitivo.

O objetivo do SiTef

O principal objetivo do SiTef é ser a ligação segura (interface) entre o ponto solicitante do pagamento de uma venda e o ponto que permite esse pagamento. 

Segundo o desenvolvedor Software Express, “O SiTef é uma solução que move 8,5 bilhões em transações por ano no país, contando com diversas formas de pagamento, além de vários serviços financeiros como recargas de celular, correspondente bancário, fidelidade etc., com grande foco em negócios conduzidos no mundo físico, mas com possibilidade de integração com o mundo digital.”

Citando um exemplo prático e muito simples: é a ligação entre a maquininha de cartão (solicita o pagamento da venda) e a administradora do cartão do cliente (autoriza que aquela venda seja paga, naquele momento).

Através do SiTef, todos os meios de pagamento disponíveis são integrados automaticamente ao sistema de automação do seu negócio, utilizando Terminais POS, Mobile, PDVs com Pin Pad ou autoatendimento.

Desta forma, o SiTef facilita a integração de aplicativos comerciais com instituições financeiras e provedores de serviços para o processamento de transações eletrônicas de fundos.

Vantagens do SiTef 

Uma de suas principais vantagens do SiTef é possibilitar ao lojista um controle consolidado do negócio, tendo em vista que a tecnologia permite a conciliação bancária dos dados com automação comercial integrada. 

Além disso, fazer uma transação através desta tecnologia evita fraudes no preenchimento de dados da compra, já que os valores são inseridos automaticamente no sistema. 

O uso do SiTEF também contribui para redução de custos, já que seu uso evita a compra e manutenção de várias máquinas de cartão diferentes para suprir diferentes necessidades do estabelecimento e de seus clientes.

Para os clientes, o SiTef garante facilidade de realizar pagamentos, transferências eletrônicas e pagamentos com qualquer tipo ou bandeira de cartão. 

Por que usar SiTef ao invés de TEFs comuns?

A resposta é simples: o SiTef está homologado por todas as administradoras de cartão e é capaz de atender todas as necessidades de integração com TEFs que seu negócio precisa para vender mais, oferecendo todos os meios de pagamento possíveis, uma única solução.

Ou seja, é a solução ideal para lojistas dos mais diversos segmentos, supermercados, despachantes, dentre outros estabelecimentos físicos. 

Recursos e benefícios do SiTef para sua empresa

Sem dúvidas, a implementação do SiTef é a solução mais moderna disponível atualmente no mercado para sua empresa garantir inúmeros benefícios e ainda: aumentar a satisfação do consumidor, atrair mais clientes e crescer em faturamento.

Veja tudo o que é possível integrar utilizando SiTef na sua empresa:

  • Cartões de crédito e débito de todas as bandeiras tradicionais;
  • PIX (para lojas, automação comercial ou instituição financeira);
  • Pagamento com celular;
  • Private labels (cartão com logotipo do próprio estabelecimento);
  • Cartões proprietários;
  • PBM (Programa de Benefício Farmacêutico);
  • Consultas Tele Cheque, SPC e Serasa;
  • Recarga de celular pré-pago (todas as operadoras);
  • Compra de vale gás;
  • Venda de créditos eletrônicos para games;
  • Recarga de Cartão de Transporte Público (em São Paulo);
  • Vouchers diversos (Refeição, alimentação, combustível, vale cultura);
  • Gift Card (cartão presente);
  • Programas de Fidelidade (pontuação e resgate);
  • Programas de descontos;
  • Venda de ingressos;
  • Correspondente bancário.

Além disso, o empreendedor que implementa o SiTef tem acesso a benefícios como:

  • Consulta de crédito e cheques pelo PDV;
  • Processamento online de transações integrada às administradoras;
  • Aumento de produtividade da equipe do PDV;
  • Atendimento mais rápido e redução de filas;
  • Aumento da satisfação do consumidor e atração de novos clientes, gerando aumento de receita através da possibilidade de oferecer serviços complementares;
  • Controle centralizado das operações TEF por loja, PDV, dia ou administradora;
  • Simplificação da gestão financeira do negócio;
  • Redução de custos com linhas de telefone e aluguel de diversas maquininhas de cartão;
  • Cumprimento das exigências da lei quanto à emissão de cupom fiscal ou NFC-e.

O que é preciso para usar o SiTef

Diferentemente das soluções comuns, o SiTef funciona como um TEF dedicado e utiliza um link X25 ou uma VPN (veja mais sobre infraestrutura de redes aqui)

Com isso, a transferência das informações acontece de forma muito rápida, agilizando os procedimentos operacionais, o que traz vantagens para clientes e para o estabelecimento.

Para que seu estabelecimento físico utilize as vantagens do sistema SiTef no PDV, é necessário que possua os seguintes pré-requisitos:

  • Infraestrutura de rede com servidor que atenda o volume de transações do seu negócio, com gerenciador de banco de dados;
  • Conexão de internet estável;
  • Sistema ERP;
  • Pin Pad ou POS;
  • Impressora Fiscal ou Não-Fiscal (emissão de NFC-e);
  • Código numérico do estabelecimento;
  • Arquivo de licença para o uso do SiTef.

O SiTef pode ser usado em e-commerce?

Sim, uma solução robusta e segura como o SiTef também pode ser integrado ao seu e-commerce.

A solução integra os meios de pagamento tanto em lojas virtuais, quanto em soluções web e call centers. Além da geração de links de pagamento, a plataforma permite split para ser dividido entre diferentes recebedores.

Deseja implementar o SiTef? Conte com a Servcel 

Como parceira oficial da Software Express, desenvolvedora do SiTEF, a Servcel está preparada para realizar a implementação dessa tecnologia inovadora em seu estabelecimento.

Além de equipe técnica treinada para realizar as configurações de implementação, também dispomos de todos os equipamentos e periféricos que sua empresa precisa, do início ao fim, para concluir o projeto com eficiência e começar a usufruir dos benefícios do SiTef.

Entre em contato conosco e solicite maiores informações. Conte com a experiência, a segurança e o suporte Servcel que você já conhece!

servcel-mascote-joinha

Conte com as soluções da Servcel e gerencie sua empresa com segurança, de onde você estiver.

Deixe um comentário