Dentre os recursos de segurança eletrônica, o videomonitoramento é um dos que mais cresce devido as novas tecnologias disponíveis no mercado e, na maioria das vezes, são instalados para inibir ações criminosas em empresas e residências.
Mas além disso, os equipamentos de monitoramento por vídeo também podem ser considerados ferramentas estratégicas para ações de marketing em lojas e supermercados. Através deles é possível identificar o comportamento do consumidor e aplicar mudanças para melhorar as vendas.
O que é videomonitoramento?
Videomonitoramento é qualquer operação de segurança efetuada através da captura e transmissão de imagens para uma central de monitoramento eletrônico, podendo incluir sistema de alarme, dentre outros equipamentos. Resumidamente, significa que há alguém com acesso às imagens das câmeras 24 horas por dia, 7 dias por semana.
No sistema completo, os equipamentos são conectados ao sistema elétrico e internet, com utilização de computadores e smartphones para acompanhamento e/ou gerenciamento dos recursos integrados.
O sistema de alarme monitorado integrado com a vigilância eletrônica, trabalha em conjunto para a captura e transmissão de imagens e áudios, enviando para a central de monitoramento e/ou aplicativo em tempo real, de onde essas imagens serão analisadas e gerenciadas.
A segurança que o videomonitoramento oferece
Diante da falta de segurança no país, a instalação de sistemas de videomonitoramento têm auxiliado na inibição de furtos e crimes, especialmente aqueles contra o patrimônio, dentre eles:
- Impedir o roubo de ativos de alto valor como: fiação de cobre, equipamento de informática, ferramentas, maquinários, pneus e placas de veículos, dentre outros;
- Inibir o vandalismo como pichações e outros danos a equipamentos;
- Monitoramento de áreas como: canteiros de obras, lotes de armazenamento ao ar livre, maquinário pesado, dentre outros;
- Invasão de perímetro: impede a entrada de intrusos antes que eles causem qualquer dano.
Vale lembrar que o sistema de monitoramento por vídeo poderá ser personalizado conforme as necessidades do cliente, seja para áreas comerciais, industriais ou residenciais.
Componentes de um sistema de monitoramento por vídeo
O videomonitoramento é feito através de um conjunto de equipamentos eletrônicos utilizados na captura de imagens. Para isto, são utilizadas câmeras de rede inteligentes que transmitem imagens em tempo real para uma central.
Assim, são produzidos vídeos de alta qualidade HDTV, que podem servir como complemento para a investigação de crimes, pois possuem alta resolução. Essa prática possibilita a observação eletrônica de vários locais simultaneamente.
De acordo com uma Pesquisa Nacional sobre segurança eletrônica, realizada pela SMG com exclusividade para a ABESE, as câmeras de videomonitoramento são os itens mais vendidos atualmente no mercado de segurança eletrônica, representando mais de 30% de todas as vendas.
Tradicionalmente, monitores e câmeras de circuito fechado de televisão (CCTV) formam o núcleo da maioria dos sistemas de vigilância por vídeo.
Com a tecnologia usada para tráfego de dados em rede (Wireless), com transmissão de voz e vídeo, é possível visualizar as imagens e obter os áudios tanto em tempo real quanto as que estão armazenadas.
Inicialmente, a solução wireless pode parecer mais cara do que o sistema tradicional feito por cabos. No entanto, esse tipo de recurso oferece a possibilidade de uma redução significativa dos custos.
Exemplificando: Caso a distância entre os equipamentos de comunicação esteja longe da área em que o sistema será instalado, o wireless pode ser mais vantajoso.
Gestão 360: o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa
Quais são os impostos do e-commerce? Veja tudo que você precisa saber
Vantagens do videomonitoramento para o comércio
Além de inibir comportamentos inadequados, o monitoramento por vídeo também apresenta vantagens para o marketing no comércio. Isso porque as imagens capturam as atividades das pessoas no ponto de venda e demonstram seu comportamento de compra.
Assim, abre-se a oportunidade de identificar os espaços mais populares, otimizar a disposição de itens e produtos em sua loja e fazer a contagem de pessoas que visitam o estabelecimento diariamente.
Outra vantagem é que através das imagens das câmeras de rede é possível identificar prateleiras vazias e dar o alerta para a equipe de vendas acerca da necessidade de repor os estoques. Da mesma maneira, torna-se viável informar quando a fila está muito longa para que abram mais caixas.
Diferenciais do monitoramento por vídeo nas empresas
Apostar em videomonitoramento remoto é uma das melhores maneiras atualmente de conseguir um bom custo-benefício se tratando de segurança.
Com tanta praticidade não é necessário dispor de um espaço físico específico para abrigar uma equipe e, por consequência, reduz os custos, possibilitando ainda a adição de câmeras extras ao sistema.
Alguns de nossos clientes têm usado seu sistema de segurança para monitorar suas propriedades remotamente. O mais notável foi o aumento durante a pandemia de COVID-19, onde proprietários e gerentes queriam uma maneira de rastrear seus locais de trabalho enquanto mantinham distância.
Inclusive, também é possível verificar remotamente o progresso das equipes ou até mesmo acompanhar coisas simples, como garantir que as luzes sejam apagadas ao final de cada dia de trabalho.
Agora que você esclareceu suas dúvidas sobre videomonitoramento e as vantagens do sistema de segurança mais em alta no momento para sua empresa ou ambiente residencial, é importante apenas verificar bem a qualidade desses produtos quando for adquirir, visando a garantia de um serviço perfeito.
Se tratando de segurança, é preciso ter certeza absoluta de lidar com quem realmente entende do assunto e oferece eficiência.
A Servcel garante os melhores equipamentos, a instalação e o suporte que você precisa para obter resultados com tranquilidade. Fale com nossa equipe e tire suas dúvidas!